É pura gostosura: Rebranding Frosty

Cliente: Frosty
#Branding
#Planejamento
#Campanha




Contexto

Frosty muda, mas mantém o DNA em novo rebranding da Bando.
A partir de netnografia aprofundada e análise de dados do mercado, a Bando mapeou um diagnóstico detalhado da Frosty, empresa líder de vendas em gelados comestíveis no Nordeste, que hoje conta com mais de 60 lojas de fábrica e comemora de cara nova seus 33 anos. 

Os primeiros pontos de atenção mostravam a disparidade entre a participação da Frosty no imaginário popular e o awareness da marca. Constatação que apontava pra uma reformulação de logo e da identidade visual como um todo, de forma a ampliar sua percepção frente aos stakeholders.

 

 

Com o rebranding, a marca ganha personalidade e o conceito: “É pura gostosura”. As mudanças mantêm os valores e a essência da Frosty diante dos colaboradores e clientes, motivo pelo qual a tipografia é preservada. A proteção da marca nova abandona o formato de ondas e passa a sugerir, iconograficamente, o sorvete.

“De tempos em tempos, mudanças são necessárias até mesmo em empresas consolidadas”, destaca Giácomo Brayner, CCO da Bando. “É uma questão de sobrevivência alinhar marca, negócio e comunicação, a fim de oferecer relevância ao público e apresentar sua força diante dos players, inclusive os de atuação nacional”.

O resultado valoriza os atributos que a Frosty sempre possuiu, mas que agora são diretrizes arquétípas do Cara Comum: uma marca acessível, com o melhor custo-benefício do Nordeste; simples, transparecendo autenticidade; inquieta, sempre em busca de novas possiblidades de mercado; e alegre, levando bom humor a todo mundo e em qualquer lugar.

As novidades no discurso são guiadas pela nova definição do propósito, de “Surpreender todas as pessoas com sabores irresistíveis”, e estão amparadas pelo tom de voz, de se divertir em divertir o público, trazendo pra comunicação a alegria intrínseca ao consumo de gelados; a ideia de que todo mundo merece Frosty, se mostrando como uma marca democrática; a importância de dar uma pausa pra felicidade, convidando o sabor pra participar de qualquer rotina; e o lema de fazer o bem como um irresistível costume, promovendo sorrisos, ações filantrópicas e renda extra.

A empatia, no sentido de pensar e fazer questão de agradar o próximo, a cadeia empreendedora que oferece, o resgate das memórias afetivas, ações sociais e ambientais, o movimento de comer o que gosta e alimentar o amor pelo Nordeste formam as franquias de conteúdo da Frosty. Nas ocasiões em que se mostrarem convenientes, a marca se sente em casa pra falar de cada tópico com a propriedade de quem os vivencia no dia a dia.

Veja Também: