Contexto
Devido à proliferação de diferentes marcas, a Jangadeiro dispersou o poder de comunicação que ela tinha. Muitos produtos diferentes com mensagens diferentes fizeram a marca perder um pouco da força. Para fortalecer a marca e gerar mais relevância, juntamos tudo em um lugar, para trazer de volta a alegria para a comunicação, que faz parte da identidade de uma só Jangadeiro.
Sob uma nova perspectiva, resgatamos o principal símbolo da marca, que será fortalecido sempre que possível: a vela da jangada que representa a tradição da emissora, com a emulação de um sorriso. Além disso, o colorido também está bastante presente nesse novo momento, que remete a diversão, modernidade e o caráter de entretenimento que o sistema carrega. Essas características apresentam o equilíbrio do conceito com o entretenimento e o compromisso para o povo cearense.
O conceito da campanha de novo posicionamento, surgiu do dito popular e resgatar esse conceito para dentro da campanha em um filme que explora a raiz do cearense, aproxima ainda mais a emissora com a população, que é a marca da Jangadeiro.
Sobre o insight criativo para a campanha, Giácomo Brayner, CCO da Bando Propaganda acredita que “nos últimos anos, a Jangadeiro adotou uma linguagem que se aproxima do jeito de falar popular, mas que está longe da caricatura. É nesse equilíbrio, expresso em imagem e texto, que mora o posicionamento da Jangadeiro. Por isso, buscamos um conceito que transmita a mensagem de que a comunidade pode e deve contar com a emissora. Para desenvolvê-lo, fomos beber no que está presente no dito popular, no que acontece nas ruas. Assim nasceu o ‘Chama a Jangadeiro’. Uma marca que é rádio, é TV e é digital.”